1º Lugar em Sergipe

Publicado em: 04/05/2018

Lucas Lima Gregório, de 15 anos, aluno da 2ª Série do Ensino Médio, venceu o Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU).  Ele já havia conquistado a primeira colocação na etapa estadual da edição anterior do concurso, em 2017.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Colégio Módulo conquistou o 1º Lugar no Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU). Em 2016 e 2017, Carolina Lima Do Nascimento e Lucas Gregório, respectivamente, alunos do Colégio Módulo, conquistaram o 1º Lugar na etapa estadual e levaram suas redações para a etapa nacional. Em 2018, Lucas Gregório, mais uma vez, ficou com o 1º Lugar no concurso, ficando com o 5º Lugar na etapa nacional, desta vez com uma carta sobre o tema: “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”.

“Lucas entrou este ano decidido a mostrar o seu melhor. Ano passado ele conquistou o 1º lugar e percebeu que era possível vencer novamente. O resultado não foi outro: pelo segundo ano consecutivo, ele conquistou a etapa estadual do concurso”, destacou Cainã Vilanova, professora de Redação. “Sabemos que a cada ano a concorrência aumenta, justamente pela grande divulgação do concurso nas escolas, e que o nível dos textos estaria mais elevado. Mas ele chegou com um objetivo muito definido: vencer a etapa nacional do concurso”, completou a professora.

“No ano passado eu participei do concurso de maneira mais tranquila, sem tanto foco e, ainda assim, fiquei com o 1º lugar”, enfatizou Lucas Gregório. “Para este ano, resolvi me dedicar mais e trabalhar o contexto da carta, fundamentando em pesquisas”, disse. “Eu consegui esculpir mais o texto pensando na etapa nacional”, acrescentou Lucas, que cursa a 2ª Série do Ensino Médio.

Etapa escolar

Empolgados com os resultados dos anos anteriores e, mais ainda, pelo estímulo dos professores em sala de aula, os alunos do Colégio Módulo participaram da etapa escolar 2018, sendo selecionadas duas redações pela Comissão Julgadora. “Orientamos todos os alunos sobre todos os critérios do concurso e, em seguida, enviamos as redações para uma Comissão, junto com a coordenadora de redação, a professora Nádia Oliveira, que selecionou as duas as quais iriam representar o Colégio na etapa estadual”, explicou a professora de redação Cainã Vilanova.

Concurso

O Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios, é promovido em todo o mundo pela União Postal Universal e tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes da rede pública e privada a expressarem a criatividade e aprimorarem seus conhecimentos linguísticos.

O tema dessa edição é: “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”. Os três primeiros colocados na fase estadual e as respectivas escolas recebem prêmios em dinheiro. O estudante e a escola receberão certificado e prêmios de R$ 2 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente.