1º Lugar em Sergipe

Publicado em: 02/05/2017

Se você fosse o assessor do novo secretário geral da ONU, qual problema mundial ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma o aconselharia para isso? Esse foi o tema do 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas, organizado pela União Postal Universal (UPU), que no Brasil é representada pelos Correios. Foi nesse contexto, respondendo ao questionamento do tema apresentado, que o aluno da Família Módulo, Lucas Lima Gregório ,ficou em 1º Lugar em Sergipe.

A resposta de Lucas Gregório, diante do problema apresentado, foi em relação à desigualdade na distribuição de alimentos no mundo. “É um assunto polêmico e muito importante. Eu sempre pesquisei sobre esse problema e também aprendi bastante nas aulas de Geografia e História. O concurso foi uma oportunidade para comentar sobre essa situação, que acontece em escala global e ainda não tem uma solução eficiente”, destacou. “Fiz uma pesquisa sobre os dados demográficos para reforçar a minha resposta apresentada na redação”, acrescentou.

Lucas comentou que sempre procurou participar de atividades extraclasse, como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBIN) e Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). “Não pensei duas vezes quando surgiu a oportunidade para participar do concurso de redação. Conversei com a professora Cainã e ela me deu todo o apoio necessário, principalmente me orientando sobre a estrutura textual”, registrou Lucas, aluno da 1a Série do Ensino Médio.

A professora de Redação, Cainã Vilanova, foi quem orientou o trabalho do aluno Lucas Gregório. “Durante a aula, assim que comentei sobre o concurso, Lucas me procurou mostrando interesse. O primeiro passo foi detalhar sobre a estrutura textual de uma carta argumentativa, já que é um gênero que não consta no conteúdo da 1a Série. Após esse trabalho, iniciamos um debate sobre a construção e a relevância das ideias abordadas”, detalhou a professora.

De acordo com Cainã, o interesse de Lucas pelo concurso foi tão grande que, em um determinado momento, ele enviou parte do texto para correção no início da manhã. “Ele estava muito focado e isso foi determinante para o seu sucesso. O sol nem havia nascido e recebi uma mensagem de Lucas pedindo uma correção”, lembrou a professora. “Ele tem um conhecimento genial sobre o mundo. O texto dele possuía todos os elementos necessários, como estrutura, compreensão e lingaugem, além do argumento”, disse.

Com o resultado, o aluno Lucas Gregório receberá o prêmio de R$ 1.000,00 e um certificado de participação.