Abertura dos Jogos encanta o público

Publicado em: 18/08/2017

Toda a diversidade da flora e da fauna do país foi representada na noite da última quinta-feira (17), durante a cerimônia de abertura da 23ª edição dos Jogos Internos do Colégio Módulo – JIM 2017. Com o tema Natureza – Biomas Brasileiros, a competição agita as quadras da escola e reúne mais de mil alunos (do 6º Ano do fundamental a 3ª Série do ensino médio) até o domingo (20) na disputa em mais de dez modalidades esportivas.

Apesar do clima competitivo, a escola destaca que o objetivo do esporte é contribuir para formação cidadã dos alunos. Prova disso, é que uma arrecadação de alimentos foi realizada pelas equipes e será computada no encerramento dos jogos. “Temos o esporte como agregador na formação cidadã, pois ele inclui e aprimora valores como a cooperação, a interação e o espírito de equipe”, comenta Vieira Junior, coordenador de esporte do Módulo.

Exemplos de superação

Duas histórias de superação emocionaram o público presente na cerimônia de abertura. Uma delas, a da ex-aluna Talita Santana, homenageada como exemplo de valorização da vida pela maneira como enfrenta um câncer, descoberto enquanto ainda estudava no colégio. “Fiquei surpresa com a homenagem e quero muito agradecer a todos do Colégio Módulo que sempre me apoiaram durante o meu tratamento. No futuro, quero que meus filhos estudem nesse colégio tão acolhedor”, frisou Talita.

Voltar ao colégio despertou lembranças na ex-aluna. “Sinto muitas saudades dos momentos que vivi aqui com meus amigos. Recordo de quando os meninos rasparam a cabeça por causa do meu tratamento e do quanto o colégio foi motivador para minha recuperação”, destaca. Praticante de vôlei e de ginástica rítmica, nos tempos de escola, Talita conta que adorava participar das competições. “Agora, meu maior desejo é concluir o tratamento para voltar a praticar corrida”.

Além de Talita, o outro exemplo de como o esporte contribui para superação de momentos difíceis vem do tatame. É o aluno do 2º Ano do ensino médio, Leonardo Rodrigues Almeida, de 17 anos. “Meu filho foi diagnosticado com crise de ausência e déficit de atenção aos 11 anos. E foi no karatê que ele encontrou a concentração e o autodomínio de que precisava. O esporte trouxe melhoras na saúde e nos estudos”, relembra emocionado Júlio Almeida, pai do aluno.

Em 2017, Leonardo conquistou o título de Campeão Brasileiro de Artes Marciais e se prepara para participar das seletivas para as Olimpíadas de Tóquio em 2020. “O apoio do colégio é muito importante nesse processo, porque eu treino a maior parte do tempo aqui”, reforça o atleta. Foi Leonardo o escolhido para conduzir a Tocha Olímpica durante a cerimônia de abertura dos JIM 2017.

Durante o evento, a direção da escola parabenizou os participantes pelo espírito esportivo. “É com orgulho e satisfação que envio os sinceros votos de parabéns aos alunos e declaro abertos os Jogos”, anunciou o professor Sérgio Dantas, diretor do colégio. O evento foi encerrado com toda a beleza das apresentações das alunas de Ginástica Rítmica da escola.

O público lotou as dependências da escola durante a cerimônia de abertura e nesta sexta-feira (18) a expectativa é de que as competições de Free Dance atraiam um público ainda maior.