Adaptação: os primeiros passos na vida escolar

Publicado em: 27/01/2016

O primeiro dia na escola é um momento singular para a família. O entusiasmo dos pais, ao ver o filho fardado e entrando em sala de aula, é revelado pelo sorriso e pelo olhar atento, que segue, com muita atenção, os passos iniciais da criança. Nesse tempo, os pais também são envolvidos pela ansiedade ao presenciar, principalmente, cenas de choro. “Nas primeiras semanas, o choro é comum, mas muitos pais se sentem apreensivos. Diante disso, realizamos um trabalho para acolher a mãe ou o pai para que eles compreendam esse processo de adaptação”, ressaltou Kátia Rocha, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Módulo.

A adaptação dentro do espaço escolar é o tempo dado para que as crianças se acostumem com a nova rotina e conheçam o novo ambiente. “Essa semana de adaptação é um momento muito delicado na vida dos pequeninos, afinal de contas não são apenas eles que estão em adaptação, mas também as professoras e, principalmente, os pais, afinal de contas é a primeira vez que eles deixam suas crianças na escola”, explicou Kátia.

No Colégio Módulo, a adaptação é realizada de maneira ampla e diversificada, observando, de maneira cuidadosa, o comportamento de cada aluno. “A partir do momento em que a criança se sente segura, ela vai deixando de chorar. E isso se deve ao fato de conhecer melhor os coleguinhas de sala, ou seja, quando se sente aconchegada ao ambiente e passa a entender que a sala faz parte da sua rotina”, pontuou a coordenadora da Educação Infantil.

Kátia explicou ainda que a adaptação acontece de maneira natural, fazendo com que a criança entenda que a sala de aula é uma extensão de casa. “Por isso que os pais podem permanecer um pouco mais na escola. No entanto, nós explicamos que a sala é um ambiente entre a professora e o aluno. Para dar esse apoio na adaptação, temos um psicóloga que nos dá o apoio necessário”, disse a coordenadora.

A professora Adriana Souza conta que muitos pais costumam acompanhar de perto esse período de adaptação. “Os pais geralmente ficam observando as crianças e como realizamos o nosso trabalho. Na primeira semana, a criança quer repetir tudo o que faz em casa. Por esse motivo, deixamos todos bem à vontade e aos poucos vamos oferecendo brinquedos e apresentando novidades, como musicalização e contação de histórias”, enfatizou.

O Colégio Módulo possui um estrutura diversificada para receber os alunos na fase de adaptação. “Além da sala de aula, que a criança irá se adaptar de maneira mais fácil, nós temos a área de lazer, o Anfiteatro, o Teatro e outras opções. Depois que eles se acostumam com o ambiente da sala, cada aluno é levado para explorar outros ambientes”, registrou Kátia Rocha. “No momento, o mais importante é que os pais compreendam esse processo de adaptação e que o Colégio Módulo possui todo o suporte para receber as crianças com muito carinho e atenção”, finalizou a coordenadora.