A caminho da Jornada Espacial

Publicado em: 30/11/2016
Compartilhe

Gabriel Chaves Oliveira e Rafael Vinnícius Ferreira Matias, alunos da 3ª Série do Ensino Médio, conquistaram a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Gabriel, por ter obtido uma nota mais alta na prova de Astronáutica, foi um dos 90 alunos do Ensino Médio selecionados para a XIV Jornada Espacial, que ocorrerá em São José dos Campos (SP), no período de 4 a 10 de dezembro.

Em função do excelente desempenho, especialmente nas questões de Astronáutica, da 19ª OBA, realizada em 13 de maio deste ano, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB), o aluno Gabriel Chaves foi convidado para participar da XIV Jornada Espacial.

“Anualmente, são realizadas duas provas, uma parte de astronomia e outra de astronáutica, sendo essa última de maior peso. São diversos assuntos, inclusive temas que não são trabalhados no Ensino Médio, mas que de alguma forma são comentados. Os alunos classificados possuem méritos próprios pelo seu interesse em buscar o conhecimento nessas áreas específicas”, destacou o professor de Física, Bergson.

“Vamos passar uma semana em São João dos Campos, visitando a sede da Embraer, observado como funciona a fabricação de foguetes e aviões. Visitaremos também o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, conhecendo diversos ambientes de trabalho, como o laboratório de aerodinâmica, que é o mais avançado na América do Sul”, explicou o professor. “Assistiremos a palestras, com a participação do astronauta brasileiro Marcos Pontes, além de outras atividades”, acrescentou.

A programação da XIV Jornada Espacial, que acontecerá na cidade de São José dos Campos, entre 04 e 10 de dezembro, prevê visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ao Colégio Embraer Juarez Wanderley, à AVIBRAS, à TV Vanguarda, além de palestras com especialistas em foguetes, satélites e astronomia.

Outros Posts