Concurso Internacional de Redação

Publicado em: 04/04/2018

Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores? Esse foi o tema do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU). Em 2016 e 2017, Carolina Lima Do Nascimento e Lucas Gregório, respectivamente, alunos do Colégio Módulo, conquistaram o 1º Lugar na etapa estadual e levaram suas redações para a etapa nacional.

Empolgados com os resultados dos anos anteriores e, mais ainda, pelo estímulo dos professores em sala de aula, os alunos do Colégio Módulo participaram da etapa escolar 2018, sendo selecionadas duas redações pela Comissão Julgadora. “Orientamos todos os alunos sobre todos os critérios do concurso e, em seguida, enviamos as redações para uma Comissão, junto com a coordenadora de redação, a professora Nádia Oliveira, que selecionou as duas que irão representar o Colégio na etapa estadual”, explicou a professora de redação Cainã Vilanova.

“Em razão dos resultados nos anos anteriores, em 2018 tivemos uma participação maior dos alunos e foi preciso fazer uma comissão para selecionar as duas redações representantes. Particularmente, estou muito feliz com esse resultado, em ver o empenho dos alunos, que diante da rotina escolar encontram o seu momento para refletirem e escreverem em um concurso tão importante. Quero parabenizar a participação de todos, com destaque para os alunos Matheus Freitas, Isadora Silveira, Mariana Freire, Daniela Fernanda, Flávia Luzia, Luana Terres e Lucas Gregório”, registrou Cainã.

Daniela Fernanda Meneses Arce, aluna da 1ª Série do Ensino Médio, juntamente com Lucas Gregório, aluno da 2ª Série, teve a sua redação selecionada para representar o colégio. “Eu amo redação, adoro escrever e, para mim, essa foi uma excelente oportunidade. Aproveitei um momento de descanso para escrever a minha redação, olhei todas as minhas anotações no bloco de notas do celular e comecei a produzir o texto”, detalhou Daniela.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios, é promovido em todo o mundo pela União Postal Universal e tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes da rede pública e privada a expressarem a criatividade e aprimorarem seus conhecimentos linguísticos.

O tema dessa edição é: “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”. Os três primeiros colocados na fase estadual e as respectivas escolas recebem prêmios em dinheiro. O vencedor da fase nacional, além de troféu e R$ 5.000,00, representará o Brasil na etapa internacional. A escola receberá o valor de R$ 10.000,00.