Pré-convocados para as Olimpíadas

Publicado em: 26/04/2017

O sonho olímpico é uma realidade entre os atletas que se dedicam ao esporte. Esse sonho, para muitos, começa ainda na infância, como é o caso de Octávio Barroso Gouveia e de Pedro Nascimento Souza. Ambos, alunos do Colégio Módulo, receberam um certificado de pré-convocação para os Jogos Olímpicos de 2020, emitido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

O certificado de pré-convocação foi enviado para os 25 melhores atletas, entre 10 e 12 anos, de todo o país, nas mais diversas provas da natação. “Essa iniciativa teve, sem dúvida, um potencial enorme para motivar os pequenos. Afinal, ir para as Olimpíadas é o sonho de todos os atletas. Um incentivo como esse, melhora o nível técnico das competições e, individualmente, aumenta o rendimento e o foco nos treinos”, destacou a professora Yma Leão.

O aluno Octávio Barroso Gouveia, 10 anos, recebeu três certificados de pré-convocação para as provas de 100 metros livre, 50 metros livre e 50 metros peito. “Faço natação desde os três anos de idade e hoje treino duas horas por dia. Já participei de várias competições aqui em Aracaju, Fortaleza, Belém, Recife, Salvador, Maceió e João Pessoa”, disse o atleta, que é destaque no nado livre.

Para Octávio, receber o certificado de pré-convocação é motivo de muito orgulho. “Eu gosto muito de nadar e treino bastante para fazer o melhor nas competições. Eu imagino um dia ir para as Olimpíadas”, falou.

Tão importante quanto o resultado, é o acompanhamento dos pais durante o ciclo de treinamento. Marina Barroso, mãe de Octávio, acredita que é essencial estar presente em todos os momentos do filho. “Incentivar a prática de esportes, independente de competição, é muito importante para o bem estar físico, mental e social da criança. O esporte evita doenças, relaxa, estimula coordenação e comprometimento, e dá a oportunidade de se fazer amigos. E se os pais incentivam isso, melhor para a criança”, destacou. Ela ressaltou, ainda, que entre vitórias e derrotas, a importância da presença dos pais nas competições. “A figura dos pais sempre presentes gera confiança na criança. È importante comemorar e parabenizar cada vitória, valorizando o esforço da criança, mas também dar apoio nas derrotas, que servem para o crescimento. Acho que cobrança nessa fase só atrapalha”, registrou.

Marina também falou sobre o resultado. “Foi uma surpresa. Fiquei bastante emocionada e orgulhosa. Sem palavras mesmo. É um sonho de todo atleta ir para as olimpíadas”, comentou.

O aluno Pedro Nascimento conhece a piscina desde os primeiros meses de vida. “Ele começou ainda bebê e até então vem crescendo no esporte. Aos seis anos, Pedro participou da sua primeira competição. “Estamos todos muito emocionados com esse resultado e, mais ainda, porque ele está entre os 25 melhores do país em sua categoria”, disse Melaine Alves Nascimento, mãe do aluno.

Pedro foi pré-convocado para as provas de 200 metros livre, 50 metros peito, 50 metros costas e 50 metros borboleta. “Esse resultado é o reconhecimento de anos de dedicação ao esporte. Como família, sempre estaremos juntos, incentivando a prática esportiva. O melhor de tudo é que Pedro ama a natação”, finalizou Melaine.