O sonho de ensinar no Módulo

Publicado em: 16/05/2016

Em 2010, quando concluiu o Ensino Médio no Colégio Módulo, Vanessa Machado tinha um desejo. “Eu queria me formar na faculdade e dar aula no próprio colégio”, contou. O sonho se transformou em realidade há um ano, quando Vanessa se tornou professora de Espanhol. “Eu realmente tinha esse objetivo quando entrei na faculdade. Estou feliz porque me sinto realizada”, acrescentou. A professora de História, Priscila Guarino, seguiu os mesmos passos e também fala da sua trajetória.

Vanessa lembra o primeiro momento que entrou no Colégio Módulo como professora. “Sempre fui aluna e estar entre os professores como uma colega de trabalho foi um pouco diferente. Com o tempo, fui me acostumando e percebendo melhor o cotidiano escolar”, registrou.

Mesmo quando concluiu o Ensino Médio, Vanessa não deixou de frequentar os corredores do Colégio Módulo. “Aqui realmente é uma família. Depois que passei no vestibular, continuei entrando e saindo do colégio. Minha irmã é aluna do Ensino Médio. Por muitos anos, pratiquei Ginástica Rítmica e criei uma amizade muito grande com a professora. Para mim é fantástico estar trabalho no Módulo porque mantive todos esses laços”, destacou.

Ser aluna, por muitos anos, fez Vanessa ser testemunha ocular do crescimento do Colégio Módulo. “Lembro-me da construção da piscina, das primeiras aulas no Teatro. Acompanhei de perto muitos avanços”, disse. Uma das lembranças marcantes da professora de Espanhol é do relacionamento pessoal entre os pais e a instituição. “Quando eu era aluna, minha mãe sempre foi bem recebida e atendida com muito carinho. Ela conhece todo mundo no Módulo e se sente em casa”, lembrou.

“O Colégio Módulo representa a materialização de um sonho. Após um ano como professora, posso dizer que estou completamente adaptada e preparada para novos desafios. Pretendo construir projetos para incentivar e estimular a Língua Espanhola. Meu objetivo é crescer profissionalmente” finalizou a professora Vanessa.

Sentimento de realização

“Sempre sonhei em retornar ao Colégio Módulo”, contou Priscila Guarino, que, antes de se formar no curso de História, foi aluna do Colégio desde o Ensino Fundamental. “No último período do curso, fiz uma palestra no Módulo sobre os índios em Sergipe e surgiu a oportunidade quando um dos professores precisou reduzir a carga horária”, contou, ao lembrar-se de como deu os primeiros passos.

A caminhada entre a carteira escolar e a lousa durou o tempo exato da conclusão do curso de História. “Me sinto bastante realizada. Já sou professora há dois anos e sempre tive a vontade de dar aula, uma inspiração que absorvi da minha mãe”, disse Priscila. Para a professora de História, o início foi uma sensação diferente. “Nos primeiros dias, foi interessante. Fiquei um pouco tímida porque estava sentando ao lado daqueles que foram meus professores e agora são meus colegas de trabalho”, revelou Priscila.

Vivenciar o momento entre a vida escolar como aluna e como professora, deu a Priscila o sentimento que o Colégio Módulo é mesmo uma família. “Passei boa parte da minha vida aqui. Conheci pessoas queridas que hoje são minhas amigas, minhas colegas de trabalho. Gosto muito de trabalhar aqui e consigo me ver seguindo e crescendo profissionalmente dentro do Módulo. É um ambiente que você se sente acolhido”, contou a professora, que, atualmente, segue na conclusão do Mestrado em História.

“O sentimento de realização é duplo. Ter sido aluna e agora professora do Colégio Módulo. Fui influenciada por muitos professores, que hoje são meus colegas de profissão. Foram eles que despertaram em mim o interesse no curso de História e eu descobri que tinha vocação para ensinar”, disse Priscila. “Tenho uma emoção enorme ao ver toda a transformação do Módulo. Vi a construção do colégio e todas as mudanças que ocorreram ao longo dos anos”, finalizou a professora de História