Reconhecidos pelo nome: quando o acolhimento deixa de ser palavra e se transforma em ação no Colégio Módulo

Publicado em: 13/03/2023

Como em toda história de sucesso, nada acontece da noite para o dia ou num simples estalar de dedos, como sugerem as transições dos vídeos publicados nas redes sociais. É preciso planejamento, dedicação, garra e a cisma de uma teima que existe dentro do peito de gente realizadora por natureza. É preciso mente forte e olhos apertados, feito lente de câmera fotográfica, para focar no que é devido ao decidir que ir além, profundo, não é só uma possibilidade, mas a sua única forma de existir no mundo. E se a força é inerente aos realizadores, a empatia também. É a sensibilidade de, mesmo com o objetivo estabelecido, expandir a percepção e, durante o caminho, marcar vidas com atitudes de cuidado e acolhimento. Mais que mera retórica estabelecida por regras sociais, é compromisso de vida.

Em três décadas de fundação, milhares de alunos passaram pelas cadeiras do Colégio Módulo e, dentro das possibilidades da escola, foram e continuam sendo enxergados de forma particular, tendo suas histórias e trajetórias familiares colocadas em contexto. Por aqui, para além do número, mais nos importam os indivíduos.

De acordo com o professor e vice-diretor do Colégio Módulo, Paulo Mesquita, a escola foi estruturada de tal modo a colocar o aluno no centro das atenções da instituição. “Nossos alunos são reconhecidos pelo nome e essa é uma das marcas mais fortes da nossa escola. Em nossa estrutura pedagógica, a partir do sexto ano, temos um coordenador por série e um suporte de coordenação para cada uma delas, o que dá a possibilidade aos nossos coordenadores de conhecerem mais de perto nosso aluno, bem como todo o ambiente no qual ele está inserido. Temos como diretriz basilar o contato olho no olho, que nos dá a possibilidade de identificar quando algo não vai bem com um dos nossos meninos. Não é incomum que os chamemos para conversar ao perceber um semblante diferente e, enquanto escola, nos colocamos à disposição para oferecer um lugar seguro onde seus problemas e dificuldades possam ser expostos, a fim de que juntos possamos superá-los” pontuou o professor.

Paulo ainda explica que após a pandemia pela disseminação do novo corona vírus, a escola passou a ter um papel ainda mais importante para os alunos. Dessa vez, não estamos falando de livros ou da transferência de conhecimento propriamente dita, mas da presença humana de referência, como é a figura do professor. “Por melhor que fossem os artefatos tecnológicos e a transmissão das nossas aulas, nada substitui o contato humano, que faz o Colégio Módulo ser quem é para as pessoas. O diálogo presencial, a oferta de  segurança emocional e o acolhimento precisam ser ainda mais presentes em nosso fazer diário, para que os impactos sofridos neste tempo tão difícil que vivemos sejam amenizados”.

“Eu trabalho no Módulo há 17 anos e o que mais me impressiona é o cuidado que o próprio Sergio Dantas, fundador da escola, tem em garantir o máximo de conforto possível para os alunos, primeiramente, para os pais e no zelo de detalhes que o público externo não percebe, mas que existe com muita frequência”, disse Jair Figueroa, coordenador da 1ª série do Ensino Médio.

Para Marivalda Teles, professora e coordenadora do sétimo ano, o amor é uma das palavras definidoras do Colégio Módulo “O amor com que o Módulo acolhe, é sem sombra de dúvida o que faz a diferença em todos os sentidos!”, garantiu a professora.