Programas

Redação

Uma das formas para que o educando seja mais ativo, participativo na vida em sociedade e exponha suas ideias, é através da escrita. Assim, é importante o desenvolvimento de novas habilidades, como redigir textos de diversos gêneros e dominar a ortografia da língua portuguesa.

Nesse viés, o Colégio Módulo tem desenvolvido o gosto pela escrita com o objetivo de valorizar o potencial de cada um. Para isso, utiliza-se de estratégias para que a prática da escrita seja prazerosa, apontando os valores culturais e a ludicidade como um caminho a ser explorado para alcançar tal objetivo. Dessa maneira, o Módulo tem desenvolvido um trabalho intensivo e constante nessa área desde a Educação Infantil até a 3ª Série do Ensino Médio.

Na Educação Infantil, como as crianças manifestam curiosidade em relação à escrita desde muito pequenas, então, aproveita-se esse interesse espontâneo para oferecer diversas oportunidades e experiências com a língua e estímulo à criatividade, por meio da contação de histórias, da expressão verbal, de dramatizações, do ensinamento de novas palavras. Desse modo, ao proporcionar diversas experiências com a língua, as crianças começam a construir hipóteses sobre o funcionamento da linguagem, tendo a oportunidade de confrontá-las e reconstruí-las, num processo constante de aprendizagem.

No Ensino Fundamental 1, para que a atividade de escrita seja prazerosa, é desenvolvido um projeto de leitura e escrita em que são desenvolvidas atividades de escrita a partir da leitura de livros e textos que, após um debate com os alunos, servem para ampliar as ideias e motivá-los a produzir textos sobre diversos gêneros textuais. Vale destacar que, nos 4º e 5º Anos, há uma professora exclusiva para trabalhar a produção de texto através do desenvolvimento de habilidades que, além de planejar e escrever o texto, também, são ensinados a revisá-lo e a reescrevê-lo, promovendo um aprendizado mais consistente.

No Ensino Fundamental 2, o trabalho em relação à escrita é desenvolvido a partir de leituras que são trabalhadas na sala de aula as quais são utilizadas como repertório para a produção de textos que após escritos, são corrigidos e avaliados pelos professores junto aos alunos, quando são apontadas as possíveis falhas para que eles tenham a possibilidade de reescrever. Além disso, há o incentivo à participação em concursos literários, a exemplo do Concurso Internacional de Cartas promovido pelos Correios. Como resultado desse incentivo, por 4 anos consecutivos, os alunos do Colégio Módulo ficam em 1º lugar na fase Nacional do referido concurso. Uma outra ação desenvolvida se dá através das aulas de Interpretação de texto e Redação as quais ocorrem às quintas-feiras à tarde para os alunos do 9º Ano, com o objetivo de trabalhar o texto Dissertativo-argumentativo, voltado para o ENEM. Vale ressaltar que, a partir dessa série, iniciamos o atendimento individualizado de Redação.

No Ensino Médio, os alunos são motivados para a escrita através de aulas voltadas para a discussão de temas atuais, apresentação de repertórios com a participação de convidados, com o objetivo de auxiliar na argumentação dos alunos e prepará-los para a produção de texto voltada para o Enem. Em todo o Ensino Médio, os alunos têm um acompanhamento individualizado de Redação, em cabines apropriadas para que possam melhor ser trabalhadas as suas peculiaridades e dificuldades.

Portanto, como fruto de todo esse trabalho, em 2019, último ranking das escolas divulgado pelo INEP, fomos o 1º lugar em Redação em Sergipe no Enem, sempre estando no pódio no Estado.

Equipe PedagógicaRedação
9⁰ ano1ª Série2ª Série3ª Série
CoordenadoraNádia Oliveira
RedaçãoFernanda Carvalho,
Viviane Ferreira
Cainã Marques,
Glenda Farias
Kátia Regina,
Viviane Ferreira,
Nádia Oliveira
Tiago Cavalcanti,
Nádia Oliveira

Vídeos