Desvendando os mistérios da ciência

Publicado em: 17/10/2017

Com o tema Mágica e Ciência, mais de 150 alunos dos 9º Anos apresentaram seus projetos

Na última quarta-feira (11), a quadra do Colégio Módulo transformou-se num grande laboratório de ciências, onde os alunos dos 9º Anos apresentaram seus projetos desenvolvidos para Mostra de Ciências da escola. Com o tema “Mágica e Ciência”, as equipes puderam escolher os projetos em uma das quatro áreas: química, física, biologia e matemática. “O principal objetivo é aproximar a ciência do dia a dia dos alunos. Quem não é da área científica, acha que essa realidade está muito distante”, destaca Alexandre Rocha Fraga, responsável pelo evento e professor de química do colégio.

Para Alexandre, além de relacionar a ciência ao cotidiano, a mostra também engaja e desenvolve a organização e o planejamento dos alunos. “Depois do evento, quando vou abordar algum novo assunto, eles já associam o novo conhecimento com algum exemplo do seu dia a dia. Isso aumenta a interação dos alunos com a disciplina e, consequentemente, melhoram seu desempenho”, destaca.

Os mistérios por trás dos truques de mágica, leitura da mente, reações químicas e das transformações biológicas da natureza. Todos esses assuntos foram expostos na prática durante a Mostra de Ciência. Com o tema “Moringa: a árvore milagrosa” a equipe da aluna Ana Luiza Cruz Muniz, do 9º Ano D, apresentou os usos da planta aplicada a ciências. “Ficamos muito impressionadas em descobrir que a Moringa pode acabar com a fome e a desnutrição”, expressa Ana Luiza.

Trazendo os truques de mágica para o mundo da química, a equipe da aluna Luana Souza, do 9º Ano B, demonstrou na prática como derreter isopor e a alquimia com ouro e prata. “A mostra é a oportunidade que temos de praticar essas experiências. Levamos mais conhecimento e descobrimos coisas novas”, reconhece a aluna.