Laboratório Inteligência de Vida

Publicado em: 22/11/2017

LIV (Laboratório Inteligência de Vida) é um grande laboratório, mas um pouco diferente do que costumamos ver por aí.  Aqui, não há tubos de ensaio, nem microscópios de última geração. Nossos experimentos são outros. Nós experimentamos a vida e o que há de mais belo nela: os sentimentos e os relacionamentos.

No LIV, o aluno desenvolve o seu pensamento crítico, entende que, com a ajuda de outros é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo. No LIV, não há sentimento bom ou ruim, todos são permitidos e compreendidos para que possamos lidar com eles da melhor maneira possível. É só praticarmos um pouquinho e… Eureka! Nos tornamos pessoas melhores.

Todas as aulas do LIV são ministradas por psicólogas. Aqui, no Colégio Módulo, são três profissionais que atuam do 1º ao 6º Ano. “Em Sergipe, o Colégio Módulo é pioneiro na implantação do LIV e utiliza, com exclusividade, todos os recursos oferecidos pelo programa. São aulas que fazem parte da grade curricular do aluno”, destacou a psicóloga Patrícia Araújo Nascimento.

Entender tudo de ciências, matemática e geografia não é mais suficiente nos dias de hoje, sabemos disso! Por isso, convidamos você a vestir o jaleco e vir investigar, testar e aprender por aqui.

Como funciona

Do 1 ao 3º Ano, o objetivo é criarmos um espaço coletivo onde as crianças saibam que todos os sentimentos são permitidos. Autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamentos, competências imprescindíveis para crianças nessa idade, são trabalhadas de forma lúdica e engajadora.  Já do 4º ao 6º Ano, criamos um currículo baseado no ensino de habilidades indispensáveis para os novos desafios do século XXI.

Nosso material foi estruturado pensando no tripé: professores, responsáveis e alunos. Acreditamos que eles são a base do projeto. A ideia é que, por meio de projetos, livros, séries audiovisuais e jogos, os alunos desenvolvam diversas habilidades, como saber lidar com emoções, interagir com pessoas diferentes e trabalhar em equipe.

“As três primeiras séries possuem um mascote e, a partir, dessa interação, trabalhamos a ideia de responsabilidade e de empatia. A cada final de semana, o mascote é levado para casa, por meio de um sorteio entre os alunos. Eles precisam executar tarefas, como entrevistar pessoas da família ou levar o mascote para lugares que eles nunca foram. É uma experiência encantadora, pois cada aluno volta para o colégio com uma história diferente”, explicou Marília.

Laboratório de Inteligência de Vida

Do 1 ao 3º ano, os alunos entram em contato com o mundo das emoções e dos sentimentos, descobrindo-se em pequenas questões, como: “O que é raiva? E tristeza? Como meu corpo e meu rosto reagem na presença dessas emoções?”. O autoconhecimento, a empatia e os relacionamentos resultantes são fundamentais para a educação emocional necessária a essa fase da vida.

Já o currículo de Inteligência de Vida do 4º ano ao 6º Ano, baseia-se no ensino de seis habilidades: pensamento crítico, proatividade e perseverança, comunicação, colaboração e criatividade. As aulas são baseadas em projetos, reflexões e dinâmicas que estimulam o desenvolvimento desses hábitos. Além disso, todos os nossos colaboradores recebem formação sobre as habilidades socioemocionais. Dessa forma, o pilar de Inteligência de Vida se torna algo natural e onipresente no dia a dia da escola e na vida de cada um dos nossos alunos.

“Em 2017, o LIV foi um grande sucesso. Durante todo o ano, foi possível reconhecer que os alunos começaram a lidar melhor com cada situação do cotidiano que envolve as emoções. Tivemos um retorno imediato das famílias, que perceberam, também, essas mudanças de maneira significativa”, registrou Marília de Lima Franco.